

Sobre
Sempre em busca de inspiração
Comecei o karatê em 1976, exatamente no dia do meu aniversario quando meu irmão mais velho, Gilson Gervásio, me presenteou pagando a academia de karatê com o professor Castro, um ótimo professor. Treinei durante 2 anos, e no início de janeiro de 1979 fui para a capital federal Brasília – DF, onde pude conhecer os professores que tive aulas durante 15 anos. Treinei o karatê estilo Shotokan. No início com professor Vital juntamente com professor Higachino e com mais tempo treinando com professor Testa e os grandes mestres que impulsionaram Brasília no karatê. Esse reconhecimento para mim no brasil e mundialmente venho agradecer a todos os mestres.
Agradecer pelas técnicas, pelo respeito aos mestres e ao cidadão e na vida cotidiana. Cursos de aperfeiçoamentos de karatê - kumite e kata durante vários anos.
Isto me trouxe um grande conhecimento quando ainda era faixa preta (1980) tive o prazer de ser convidado pelo mestre Testa a fazer vários cursos por anos consecutivos com professores renomados tais como Lirton Monassa, mestre 5ºdan, técnico da seleção Brasileira, equipe de 1971 – mestre Lirton Monassa que impulsionou o karate ligado a Confederação Nacional de Pugilismo sediada no Rio de Janeiro. Até então ainda não tinha sido oficializada a Confederação de Karatê. Tive o prazer de fazer cursos com professores renomados: Ronaldo Carlos Hugo Arigone neto, o próprio mestre Testa, Lirton Monassa, Ênio vezulli, mestre Tadachi Takeuchi (técnico da seleção japonesa). Comecei a lecionar o karate, estilo Shotokan, em 1980 em Patos de Minas-MG, onde sempre tive comigo minha esposa ajudando. Quando éramos namorados, fundamos a Associação Patense de karate – APK. Tivemos vários alunos que se destacaram no cenário de Minas e depois começamos a nos destacar no cenário nacional.
Com a sensei Sônia Martins sempre ía a São Paulo e Brasília para as competições. Nesta época de 1982 a 1990, tínhamos grandes atletas e vários atletas de karatê chegamos a ter mais de 300 alunos. Com o passar dos anos, contávamos com mais de 800 alunos. Nessas datas, com o ingresso à APK, os alunos entravam e saíam muito. Tivemos centenas de pessoas, familiares, karatecas, destaco o aluno Emerson Nascimento. Atualmente o professor Emerson Nascimento, com quem fiz vários cursos e a quem parabenizo juntamente os filhos, e que se dedicando vem conquistando o Brasil no cenário mundial.
Destaco minha família sensei - Sonia Martins (esposa), que começou comigo 1982 pentacampeã, bicampeã Sul Americana, e vários outros títulos estaduais. Damião Junior, iniciou em 1990; campeão brasileiro 15 vezes e outros títulos estaduais. Exame de faixa preta em 1998 com 08 anos de idade; Anne Caroline iniciou em 1994 exame de faixa preta com 12 anos. 8 vezes campeã brasileira e outros títulos estaduais, Mariana Martins iniciou em 2002 fez exame de faixa preta com 11 anos. Pentacampeã brasileira e vários títulos estaduais.
Damião Martins iniciou em 1976. 15 vezes campeão brasileiro - bicampeão mundial - (2000 e 2011) em Indianápolis. Medalhas de ouro USA – NY - Jogos Mundiais com policias e bombeiros – WUKO-WKF; Mundial de Karate e Artes Marciais Atlanta - USA de karate; bronze (03) 2009, Coréia do Sul - Jogos Mundiais de Bombeiros, medalha de prata e bronze; 2010 Jogos Mundiais Policias e Bombeiros, Canada – Vancouver, medalha de prata; 2010, 02 medalhas de prata Jogos Mundiais de Bombeiros na França, Mantes - medalha de ouro Greco Romana - 7º lugar – karate WKF ano 2000.
Destaco meu diploma de faixa preta pelo mestre Testa – 1980, reconhecido pela Federação Mineira de Karatê em 1982; em 1988 - faixa preta 2º dan pela Confederação Brasileira de Pugilismo - Departamento Especial de Karatê.
Faixa preta 3ºdan – FMK-CBK 1991; faixa preta 4ºdan FBKK 1995; faixa preta 5º dan CBKI 2000; 6º dan CBKI, 7º dan FBKK-CNKP 2005; 8º dan FBKK-CNKP 2011.
Em primeiro lugar a Deus por tudo agradeço todo os dias e minha família, esposa, filhos, irmãos, amigos, alunos, familiares, o corpo de bombeiros, patrocinadores, pessoas que conheci no exterior que me deram grande suporte, a mídia em geral.
Aos mestres, colegas também de treinamentos, pequenas palavras que fortalecem.
Agradecer sempre a Deus por tudo!!!
Quero deixar simples palavras, nunca desista dos seus sonhos, tudo na vida é muito difícil, mas não podemos desistir porque sonhar faz parte da vida. Sabemos das grandes dificuldades que temos passei várias mas hoje estou realizado dentro do karatê por ser campeão mundial, com a ajuda da minha família, esposa, filhos, e irmãos, com muita dedicação, garra, força de vontade para vencer, disciplina, isso tudo faz parte da vida do karatê e na vida do dia a dia.
Damião Omero Martins, faixa preta 8ºdan. Presidente da CNKP e fundador do Sistema Karatê Protector Brasil e Internacional.